segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nova espécie de macaco é encontrada no Mato Grosso



Macacos me mordam!  Quem imaginaria que ainda hoje descobriríamos novas espécies de animais? E foi exatamente isso que aconteceu, pra felicidade de quem pensa que a única notícia ligada a macacos no país é o risco de extinção de várias espécies mais antigas.
Graças ao biólogo Júlio Dalponte que encontrou um primata do gênero Callicebus lá na Reserva Extravista Guariba-Roosevelt, no noroeste do Mato Grosso.
Em entrevista à BBC Brasil, Dalponte diz que a barreira criada pela bacia hidrográfica da região faz com que, ao menos três espécies diferentes, vivam separadas. “Esses animais são muito específicos de espaços que ficam entre rios de porte médio e grande. Cada espaço desses tem uma espécie. Então é difícil encontrarmos este macaco em outros lugares, por exemplo. Daí a importância de conservar essas áreas”, afirmou o biólogo.
O macaco é conhecido como zogue-zogue e foi encontrado na margem direita do rio Roosevelt e na esquerda do Guariba. Dalponte diz que a coloração desse macaco não é igual a nenhuma outra daquela região. Ele tem certeza que se trata de uma nova espécie, mas a classificação deve demorar um tempo, pois depende de comparação entre animais nos mais diversos critérios.
A descoberta aconteceu durante uma expedição de conservação ambiental realizada pela WWF Brasil. Faz sentido, já que nem bem descoberto ele já pode sofrer risco de extinção. Como já falou Dalponte, esse é mais um bom motivo pra conservar a região – imagine quantas outras podem ter existido e a gente nunca vai saber…

Via BBC/G1 | Imagem: Júlio Dalponte

Nenhum comentário:

Postar um comentário