quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Fundação SOS Mata Atlântica avisa: Rios estão péssimos


Um estudo feito pela Fundação SOS Mata Atlântica constatou que os corpos d’água que pertencem ao bioma da Mata que nomeia a Fundação estão com a saúde bem debilitada. O estudo percorreu rios e córregos de 12 estados e somou 43 corpos de água catalogados. O resultado aponta que desses 43, nenhum está numa qualidade boa ou ótima.
A medição funciona assim: ótimos, bons, regulares, ruins e péssimos. Não tivemos nenhum corpo bom ou ótimo, 25% foram ruins, 5% péssimos e 70%¨no nível regular. Essa análise foi feita utilizando o método IQA e foi aplicada pelo Ministério do Meio Ambiente.
O número, segundo a coordenadora do programa, Malu Ribeiro, foi assustador.
“Queremos despertar nas pessoas este estado de alerta, a necessidade de mudança de comportamento. Encontramos rios cada vez mais comprometidos mesmo em regiões em que imaginávamos boas condições”, afirmou Malu.
Ela também apontou que a solução é a mesma de sempre: maior envolvimento da população local e que devemos acompanhar de perto as ações das autoridades. Se agirmos logo os 70% regulares podem ter chance de se tornar bons e depois ótimos. Mas se nada for feito, esse número pode ajudar a somar a ponta mais negativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário