sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Estudo diz que computação na nuvem reduz emissão de CO2



Já era de se esperar, mas nada como uma boa pesquisa para dar certeza. Segundo estudo da operadora de telefonia norte-americana AT&T, quanto mais empresas adotarem a computação em nuvem, mais energia elétrica será economizada e, por conta disso, menos poluentesserão liberados.
A informação foi divulgada no “Carbon Disclosure Project” (Projeto de Divulgação do Carbono), “Computação em Nuvem: A Solução de TI para o Século XXI”, divulgado no final do mês de julho pela AT&T em parceria com a Verdantix, uma empresa de pesquisas independentes.
Financeiramente, estima-se que a economia com a computação em nuvem seja de US$12.3 bilhões de dólares por mês até o ano de 2020. Essa economia de dinheiro fará com que mais empresas adotem a TI na nuvem ajudando a reduzir algo como 200 milhões de barris de óleoem emissões de carbono. Para se ter uma ideia, essa quantia é suficiente para abastecer 5.7 milhões de carros por um ano! Segundo o estudo, as empresas que já apostam nessa forma de armazenamento pretendem aumentar de 10% para 69% a quantidade de informações deixadas na nuvem.
A AT&T não é boba, já que é um dos principais provedor desse serviço, mas fez a coisa certa: através de uma empresa independente levantou a informação para mostrar ao consumidor que, além de economizar no bolso, a computação em nuvem ajuda o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário