segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Eike Batista inaugura primeira usina solar comercial do Brasil



Dia 4, foi inaugurada a primeira usina solar comercial do Brasil. Ela fica no Ceará, pode gerar energia suficiente para 1,5 mil famílias e é do homem mais rico do Brasil.
A obra na cidade de Tauá pode gerar até 1MW e teve cerca de R$ 10 milhões investidos no projeto, sendo R$ 1,2 milhão por parte do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID. São 12 mil metros quadrados de área total em 4,680 painéis fotovoltaicos, nossos velhos conhecidos que transformam a luz solar em energia elétrica.
Se você já achou legal ela gerar 1MW, espere até saber que o projeto prevê expansão da usina até ela conseguir gerar 50MW(!). Para isso serão necessários mais 234 mil painéis fotovoltaicos. Enquanto isso ainda não acontece, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará) já permitiram que a usina tenha uma expansão de capacidade para 5MW.
empresa MPX, do ricão Eike Batista, diz que a escolha da cidade não foi por acaso. Segundo eles, Tauá tem ótimos índices de radiação solar ao longo de todo o ano e conta com diversos projetos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário