segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Estudo diz que variações climáticas aumentam risco de guerras civil



“Ruínas da Guerra”, em Angola, um dos países identificados como de forte conexão entre o El Niño e a violência
Um estudo publicado na revista “Nature” afirma que variações do clima, como El Niño e La Niña, influenciam diretamente os conflitos que acontecem na região. Onde mais chove, segundo o estudo, mais existe a possibilidade de guerra civil.
O estudo diz que os países com mais tempestades, os tropicais atingidos pelo El Niño, tem duas vezes mais chances de um conflito interno do que os mais úmidos e menos quentes – que são atingidos pelo La Niña.
“O estudo mostra inegavelmente que, mesmo no nosso mundo moderno, as variações climáticas têm impacto sobre a propensão das pessoas à violência”, diz Mark Cane, pesquisador do clima do Observatório da Terra Lamont-Doherty, da Universidade de Columbia, Nova York.
Mas calma, não é só por estar mais molhado que os guerrilheiros se irritam mais: Solomom Hsiang, o principal pesquisador do estudo, diz que o El Niño é um fator invisível. Por conta dele as colheitas são perdidas e as comunidades ficam famintas e mais debilitadas, com alto risco de contrair doenças. Fora o desemprego que pode aumentar junto com desigualdades. Tudo isso pode virar discórdia e desentendimento e isso gera a guerra civil.

Via Folha | Imagem: Flickr/Vale0182

Nenhum comentário:

Postar um comentário