segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Biocombustível verde-jacaré



Vamos com calma para não causar pânico: Na Louisiana, EUA, existem várias fazendas de jacarés. Por lá é comum o consumo de carne desses animais e eles estão longe de entrar na categoria de espécies ameaçadas de extinção. Dito isso, vamos a segunda parte: Um grupo de pesquisadores afirma ser possível produzir biocombustível com a gordura do jacaré, de forma eficiente e barata.
A pesquisa está sendo realizada no campus Lafayette, da Universidade Louisiana. O professor de engenharia química, Dr. Rakesh Bajpai, diz que são cerca de 15 milhões de quilos dessa gordura jogados fora pelas fazendas do estado, a cada ano. Segundo ele, isso renderia 1,25 milhões de galões de biocombustível e cada galão custaria só três dólares. O preço baixo se justifica pelo trabalho necessário para criar o biocombustível: Só transportar a gordura – que antes seria lixo.
A proposta pode parecer polêmica, mas é como se fizéssemos combustível com a gordura do gado. São criado para alimentação (e apesar de reconhecermos a posição dos amigos vegetarianos/veganos, concordamos que comer carne é uma opção de cada um) e não estão ameaçado de extinção, então evitar desperdício é bastante válido.

Via Info | Imagem: Walfrido Tomar / Fickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário