quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Boa nova: energia renovável ultrapassa a nuclear nos EUA



Nunca antes na história daquele país a energia de fontes renováveis teve maior participação que a nuclear, mas o momento histórico acaba de ser apontado pela EIA, órgão dos EUA que administra as informações de energia.

O fato foi causado, em parte, pelo cronograma de manutenção e reabastecimento das usinas nucleares: elas são desligadas duas vezes ao ano, justamente nas épocas de alta das águas que, somadas aos níveis recorde de neve em alguns estados norte-americanos, abasteceram as hidroelétricas de forma a produzir energia continuamente.
Coincidências à parte, o gráfico acima, em sua parte esquerda, mostra claramente a tendência de alta na produção de energia por fontes renováveis (linha verde) contra a estagnada produção nuclear (linha marrom).
Para a EIA, a energia nuclear realmente perderá sua posição conforme avançam as tecnologias alternativas. É bom lembrar que energia renovável, para a Agência, não é apenas solar, eólica e hídrica. Como se vê na parte direita do gráfico acima, também estão inclusos os biocombustíveis (como etanol e biodiesel), e a biomassa, como a madeira.

EIA via TechCrunch via Gizmodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário