sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Tigres em extinção ganham um santuário natural de preservação

No planeta Terra, havia nove subespécies distintas de Tigre, mas três destas já estão extintas. Houve um tempo em que os grandes felinos habitavam uma extensa área no continente asiático, que englobava a Rússia, passava pelo Irã, pela Ásia Central, Índia, China e Coreia. O número de tigres em estado selvagem caiu de até 100 mil há um século para menos de 3.000 atualmente. Hoje, estão limitados às selvas indianas e de alguns países do Sudeste Asiático, entre eles Mianmar. Neste país, biólogos de uma organização internacional, a Wildlife Conservation Society (Sociedade de Conservação à Vida Selvagem), decidiram criar uma reserva natural exclusiva aos Tigres.
Mianmar, que antes da independência dos britânicos era chamada de Birmânia, se encontra ao sul da China e da Índia, também faz fronteira com a Tailândia e tem saída para o Oceano Índico. Uma região do país, o Vale do Hukaung, foi declarada um santuário natural dos Tigres. O objetivo é bem claro: frear a extinção que ameaça acabar com a espécie dentro de poucas décadas.
No mundo, existem populações de tigres em fragmentos de regiões, espalhados pela Ásia, e os grupos são constantemente ameaçados pela caça ilegal que visa à pele dos tigres e suas presas. A reserva do Vale Hukaung reúne características climáticas e de vegetação comuns a todas as áreas que ainda servem como habitat para os felinos. São cerca de 22.000 quilômetros quadrados, tamanho do estado do Sergipe, na parte norte do país, com o potencial natural para abrigar centenas de tigres. De todos os grandes felinos que viviam por aquela região, os pesquisadores afirmam que só restam uns cinquenta para contar a história.
A decisão foi tomada pelo governo de Mianmar em conjunto com associações de proteção natural de vários países. A conservação das matas nativas protegerá não apenas os Tigres, como também Panteras, Leopardos e Elefantes. Assim como a Amazônia, a região do Hukaung é perita em apresentar espécies que não se encontram em nenhum outro lugar do mundo: são mais de 370 espécies de aves e 7.000 espécies de plantas que não existem em qualquer outra parte da Terra. [Live Science]

Um comentário:

  1. Se houvesse mais atitudes como essa, no mundo, a extinção seria uma palavra fora do nosso vocabulário.
    Denise Nune

    ResponderExcluir