quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Novo táxi movido a hidrogênio é construído para as Olimpíadas de Londres

As Olimpíadas de Londres-2012 estão chegando, e um dos pontos cruciais de infra-estrutura que preocupam os organizadores é o transporte. Nesse quesito, ao menos uma empresa de carros está pensando em uma solução útil e que se adapta aos padrões de sustentabilidade que o século XXI exige. Trata-se de um táxi movido a hidrogênio.
O carro foi desenvolvido pela construtora Lotus, que participa do circuito da Fórmula 1, e é inovador em dois sentidos. Para começar, o táxi é quase 100% silencioso, o barulho do motor é inaudível para quem dirige. Além disso, a queima de hidrogênio como combustível é limpa, e um carro de emissão zero é uma opção muito interessante para as grandes metrópoles, como é o caso de Londres. A intenção é que já haja uma frota destes veículos circulando pela cidade quando a Pira for acesa no Estádio Olímpico de Londres, no dia 27 de julho de 2012.
O táxi tem uma concepção diferente os outros carros. Por fora, parece ser idêntico a outro táxi preto qualquer, e pesa tanto quanto um (2,6 toneladas). Mas ele consegue ir de 0 km/h a 100 km/h (medida de aceleração largamente usada no automobilismo) em 15,5 segundos. Isso não se compara a um veloz carro esporte, mas está acima dos táxis comuns.
Por dentro, o mecanismo funciona assim: as duas rodas de trás são movimentadas por dois motores elétricos. Como existe uma bateria que fornece energia para eles, pode-se dizer que os carros são parcialmente elétricos. Mas sua principal fonte de energia não está nessas baterias, e sim em uma pilha de células instaladas sob o capô do veículo, que convertem hidrogênio em eletricidade para alimentar o resto do carro. Assim, ele pode ser classificado como um veículo híbrido, embora não no sentido primário, onde o hibridismo é entre gasolina e as baterias.
A poluição que esse carro produz é nula. A única emissão resultante da queima do hidrogênio é vapor d’água. A tecnologia só não é totalmente sustentável porque o hidrogênio produzido para alimentar o carro ainda não é de uma fonte renovável, é produzido pela queima de combustíveis fósseis como o carvão. Mas já existem projetos para produzir o combustível de hidrogênio apenas com turbinas eólicas.
O carro é prático, o abastecimento é simples e rápido, e um tanque cheio roda até 380 km. Para um táxi, que roda mais ou menos essa distância a cada dia, é uma forma econômica e fácil para abastecer. Os criadores do projeto acreditam que em 2012 a maioria dos taxistas de Londres já poderão estar utilizando o veículo, que de acordo com eles próprios ainda tem muito que evoluir. [BBC News]

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