domingo, 15 de agosto de 2010

Criador de Pássaros Canoros em Cativeiro



Os curiós e bicudos são pássaros muito valorizados pelos seus cantos e não  tem como falar de manejo de fauna em cativeiro sem contar a História do Criadouro Picinini. Todos os passarinheiro  tem enorme respeito e admiração pelo seu proprietário o Sr.Marcílio Picinini, homem simples e humilde do interior, mas com uma visão, que alcançava muito além do seu tempo percebeu que o seu “hobby desde criança poderia lhe trazer retorno financeiro e com uma atitude arrojada e corajosa deixou a profissão de caminhoneiro, vendendo seu caminhão e investindo todo capital em um único reprodutor de qualidades perfeitas e incontestáveis, ao mesmo tempo em que se desfazia das demais espécies que prejudicavam o canto clássico do curió.
A coragem e ousadia de ex-caminhoneiro não ficaram impunes, muitas pessoas o criticaram e reprovara sua iniciativa, mas Marcílio alheio a todos, reuniu experiências e informações, concluindo que a criação em gaiolas facilitaria o manejo e aumentaria a produção.
O passo  seguinte foi o desenvolvimento de um tipo simples e prático  de gaiolas, que o modelo inicialmente foi repudiado pelos fabricantes e hoje é usada por 95% dos criadores brasileiros.
O Criadouro Picinini tem buscado incessantemente o melhor, investindo em coberturas de inúmeros campeões nacionais, selecionando entre os filhotes os melhores reprodutores, procurando adotar critérios que aumentem a capacidade de passar para seus filhotes as melhores genéticas de fibra e repetição, destacando seus filhotes nas principais competições.
Hoje o Criadouro Picinini cria em média 1200 filhotes por temporada e cria seis  espécies : curió, bicudo, sabiá da mata, coleirinho, trinca-ferro, e tié-sangue.
O que começou como um passatempo virou  profissão, e Marcilio diz que nunca poderia imaginar que a sua paixão fosse se transformar em um negócio promissor , que emprega  12 funcionários . O criadouro investe em tecnologias  para realizar uma  seleção genética perfeita e garantir a qualidade de seus pássaros.
Para fugir de um mercado interno aquecido, Marcílio apostou na exportação e hoje o Criadouro Picinini já exporta anualmente para os EUA, já existe em terras internacionais mais de 500 pássaros brasileiros. Os mais interessados são brasileiros que moram fora do país mais franceses e americanos já se interessaram em adquirir pássaros do Criadouro.
O Criadouro conta hoje com um cadastro de aproximadamente 2800 clientes em todo País, mais a maioria está concentrada na região sudeste onde se localiza o criadouro.
A grande dedicação de Marcílio fez com que ele fosse reconhecido internacionalmente em 1996 pela Bob`s Rare Birds Avicultural Research & Breeding  em Houston, Texas , USA  por seu trabalho com a criação de curiós e bicudos. Marcílio gravou um vídeo mostrando as suas técnicas de reprodução para ensinamento, esse vídeo foi doado  a um americano que foi a uma visita ao criadouro e após  algum tempo veio a notícia da Homenagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário