domingo, 15 de agosto de 2010

Guarda Municipal recebe Prêmio Amigo do Patrimônio

A Guarda Municipal de Juiz de Fora foi contemplada com o Prêmio “Amigo do Patrimônio”, pelo desenvolvimento do projeto “Trilhas do Imperador”. A premiação é concedida pela Funalfa em reconhecimento a iniciativas que atuam em benefício da preservação e da promoção do patrimônio cultural da cidade. A solenidade de entrega do prêmio acontece na próxima terça-feira, dia 17, às 16h, no Anfiteatro João Carriço, no segundo andar do antigo prédio da Prefeitura, junto ao Parque Halfeld.

Desde fevereiro, a Guarda Municipal vem realizando trabalho preventivo na região do Morro do Cristo, proporcionando maior sensação de segurança tanto para quem usa o caminho para passeios ecológicos quanto para os moradores do seu entorno. As rondas atuam ainda no monitoramento ambiental e na valorização do aspecto histórico e cultural da área.

Além de ser uma atividade de segurança pública, o trabalho tem obtido grande êxito na mudança de percepção da comunidade sobre o patrimônio. Após a implantação do projeto cresceu o número de pessoas que passaram a fazer incursões pelas trilhas, reconhecendo a importância histórica do lugar. Assim, a Guarda Municipal vem contribuindo para que novas formas de aproveitamento consciente possam ser colocadas em prática, a bem da memória do município.

O projeto foi tão bem sucedido que, de uma experiência de apenas 60 dias, passou a ter caráter permanente. O “Trilhas do Imperador” é realizado por guardas municipais voluntários em dias e horários alternados. Eles percorrem a trilha, que tem início no alto da Rua Constantino Paleta e termina no Mirante do Cristo, fazendo levantamento da situação, controlando a prática de atos ilícitos e orientando os frequentadores. A proteção ao meio ambiente nas áreas de responsabilidade do município está prevista como uma das funções da Guarda Municipal.

Caminhadas ecológicas e plantio de mudas da mata nativa já foram realizadas como ação de sensibilização. Houve ampla participação da comunidade, de estudantes e de órgãos da Prefeitura como o Demlurb, a Agenda-JF e a Defesa Civil. Eles foram convidados a viver uma experiência única, em contato com a natureza e uma vista privilegiada, mas também levados a uma nova forma de olhar a cidade e com ela se relacionar.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da SARH, pelo telefone 3690-8552.
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário