sábado, 21 de maio de 2011

Por um mundo eólico

Presente em cerca de 80 países, a energia eólica está em ascensão em quase todo o mundo, com poderosos cata-ventos cada vez mais habituais em países emergentes ou em desenvolvimento. O motivo é energia limpa proveniente dos fortes ventos, que já gerou em torno de 340 terawatts-hora de energia (suficiente para abastecer um país com as características da Itália) no mundo somente em 2009.
Com histórico arraigado no Velho Mundo, o que era somente de conhecimento europeu – as turbinas eólicas – ganhou as novas terras e vem se popularizando como a luz no fim do túnel. Atualmente, o continente europeu é apenas o terceiro lugar no ranking da energia eólica, com 27% do total de cata-ventos, avistando de longe os 40% instalados na Ásia (especialmente na China, onde o número de turbinas duplicou pelo quarto ano consecutivo e já faz do país um dos cinco maiores fabricantes do mundo).
Com preço em torno de 800 mil euros, os microparques eólicos, que já somam o montante de 400 mil pelo mundo, são uma excelente opção para produção de energia limpa já que os pequenos cata-ventos podem gerar até 2KWh (o que daria para alimentar um vilarejo) sem depender exclusivamente de grandes espaços como os vistos nos parques eólicos. Para um futuro mais amistoso, que nosso mundo seja um mundo eólico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário