quarta-feira, 11 de maio de 2011

Para um trânsito mais sustentável



Volta e meia a gente fala sobre o futuro elétrico dos carros. Não dá pra ficar só pensando no futuro, não é mesmo? Quais são os melhores hábitos para ser sustentável quando você estiver dentro da sua caranga?
Essa foi a pergunta que a revista Super Interessante se fez. Como resultado, algumas boas dicas:
  1. Dê carona. Todo mundo sabe que levar amigos para o mesmo lado que você vai, faz com que se tenha pelo menos um carro a menos nas ruas.
  2. Faça revisões, inclusive dos pneus. Carro que tem troca de óleo em dia e pneus bem calibrados, garante uma boa vida útil do carro e economiza combustível.
  3. Tome cuidado com o ar condicionado. Ele pode fazer o consumo de combustível ficar 20% maior. Experimente ligar apenas o vento, sem ativar o condicionamento de ar, ou abrir as janelas (lembrando que em altas velocidades o carro consome menos com vidros fechados e ar condicionado ligado do que vidros abertos e ar desligado por causa do arrasto provocado).
  4. Não force o motor. Quanto mais estável você ficar na estrada, menos ele gasta. Saltar de velocidades rápidas (de 90 km/h para 120 km/h, por exemplo) pode fazer o gasto subir para 30%.
E você, tem alguma dica que usa para fazer o trânsito ficar mais tranquilo? Use os comentários para nos falar o que você faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário