quinta-feira, 28 de julho de 2011

Que tal usar computadores para se aquecer?



Quando você está no computador e percebe que está frio, o jeito é se agasalhar e até ligar o condicionador de ar para evitar que sua mão congele em cima do mouse, certo? A Microsoft quer mudar isso utilizando o seu PC! Bem, na verdade não o seu, mas um servidor de computação em sua casa.
Grandes servidores de empresas costumam esquentar razoavelmente, até porque, ficam ligados 24×7, então a ideia é: Você aluga uma parte da sua casa para a instalação de um servidor. Nada muito grande e o calor gerado por ele vai servir pra aquecer sua casa. Genial?
A empresa criadora do Windows diz:
Fisicamente, um servidor é uma caixa de metal que converte eletricidade em calor. A temperatura do ar na exaustão (geralmente cerca de 40-50°C) é baixa demais para gerar eletricidade novamente com eficiência, mas é perfeita para aquecimento, incluindo calefação de casas e edifícios, secadoras de roupa, boilers e agricultura.
Infelizmente isso ainda não é perfeito. O próprio estudo feito pela empresa revela que alguns problemas (isolamento elétrico e de dados – conexão de internet e consumo de energia, custariam demais, também surgiriam os problemas “de computador” como gerenciamento remoto, segurança física e virtual).
Pelo visto em casas o sistema não daria certo, mas quem sabe em empresas – principalmente em países onde o frio é mais intenso e os gastos de energia com aquecimento no inverno são significativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário