quinta-feira, 15 de julho de 2010

vc repórter: alunos coletam maior morcego das Américas em MT

O morcego, da espécie Vampyrum spectrum , tem 80 cm de largura
Foto: Ricardo Firmino de Sousa /vc repórter
Reduzir Normal Aumentar Imprimir Dois alunos do mestrado de Ecologia e Conservação, da Universidade de Mato Grosso (Unemat), capturaram um morcego-fantasma-grande (Vampyrum spectrum), espécie considerada a maior das Américas, na cidade de Nova Xavantina. O animal tem 80 cm de largura e pesa 175 g. Este é o primeiro registro da espécie no bioma do Cerrado, segundo a assesseoria de imprensa da Unemat.
Os estudantes Ricardo Firmino de Sousa e Carlos Kreutz fizeram a captura na noite do último domingo, próximo ao Córrego Estilac, zona rural da cidade. A coleta faz parte da dissertação de Ricardo, que analisa a diversidade de morcegos em Nova Xavantina.
De acordo com o mestrando, a espécie é rara. Para ele, a descoberta do exemplar no Cerrado pode sinalizar a necessidade de estudos com morcegos neste bioma.
Segundo a assessoria de imprensa da Unemat, depois da extração de material para estudos genéticos, o morcego irá integrar a coleção de quirópteros (morcego, em grego) do Campus de Nova Xavantina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário