sexta-feira, 2 de julho de 2010

Fabricante de carro elétrico estreia na Bolsa dos EUA com alta

FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES

Depois das celebridades e dos entusiastas ecológicos, foi a vez dos investidores de Wall Street se renderem aos encantos "verdes" da Tesla, única fabricante americana em série de carros elétricos e a primeira automotiva a abrir seu capital nos EUA desde a Ford, em 1956.
As ações da Tesla estrearam na Nasdaq (Bolsa de tecnologia) na terça e acumulam alta de 40%, apesar da baixa nos mercados globais.
Brendan McDermid/Reuters
Veículo do modelo Roadster da Tesla estacionado em Times Square no dia do lançamento das ações
O entusiasmo surpreendeu analistas, temerosos sobre a capacidade da empresa de obter lucro. Desde que foi fundada, em 2003, a Tesla só perdeu dinheiro e prevê ganhos apenas após o lançamento de um sedã em 2012.
Até hoje, seu carro esporte Roadster, de US$ 109 mil, vendeu apenas um pouco mais de mil unidades desde 2008. O sedã deve custar metade do preço e já tem uma lista de 2.200 pedidos.
Sediada em Palo Alto, na Califórnia, a Tesla tem como presidente-executivo e principal investidor Elon Musk, que fez sua fortuna ao co-criar o sistema de pagamentos on-line PayPal.
"Somos uma empresa do Vale do Silício, estamos mais perto da Apple e do Google do que da GM ou da Ford no modo como operamos", repete Musk em entrevistas.
Também fundador de uma companhia de desenvolvimento de naves espaciais, Musk é considerado a inspiração para o protagonista de "Homem de Ferro", um playboy que constrói armaduras de super-heróis. Fez até uma ponta na sequência do filme.
A reportagem visitou uma das 12 lojas da Tesla. Em Los Angeles, o espaço mais parece uma galeria de arte. "Vendemos para todo tipo de gente, de médico a celebridade", diz um vendedor. "Sim, é o carro da moda, ecológico."
A lista de atores donos de um Roadster desbanca qualquer filme de Hollywood. Inclui Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e George Clooney.
Mas os desafios da Tesla são também de proporções cinematográficas. Duas gigantes, Nissan e General Motors, prometem seus próprios carros elétricos para 2011, e por um preço mais baixo do que o do sedã de Musk.

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