sexta-feira, 11 de junho de 2010

Arquiteto projeta casa coberta por grama

Por: Redação EcoD

Categoria: Curiosidades, Ecologia, Economia, Edificação, Equipamentos, Matérias
Tags: Arquitetura, Design, natureza
O arquiteto parisiense Patrick Nadeau sempre se interessou em unir elementos da natureza aos seus projetos. Todos os anos de estudos e pesquisas na área o levaram a projetar a Wave House – uma casa ondulada coberta por grama, capaz de regular a temperatura interna através das plantas.
Totalmente integrada com a paisagem, a casa pretende levar a sério a proposta de telhados verdes e encantar os apaixonados por jardinagem. A casa ainda foi construída sobre uma fundação elevada em cerca de meio metro, o que transforma a base em um assento para moradores e vizinhos que queriam conversar na porta de casa.


A fachada é feita com duas camadas de policarbonato – mesmo material utilizado em estufas. Mas não é preciso se preocupar com o clima já que o material, junto com as plantas, ajuda a regular a temperatura interna tanto no inverno quanto no verão.
Já as espécies utilizadas no telhado são compostas por um “mix de gramíneas, plantas suculentas, tomilho, lavandas e outros pequenos vegetais aromáticos e perenes distribuídos de acordo com a inclinação da estrutura do telhado”, diz o arquiteto.


O arquiteto não comentou sobre o sistema de ventilação e iluminação da casa, mas as janelas altas e semitransparentes distribuídas por toda a extensão das paredes opostas da casa sugerem que isso não será problema.
Com 130 metros quadrados, a casa é feita de madeira e concreto e já será erguida com um sistema de irrigação que reduz a necessidade de manutenção do telhado verde, sendo preciso regá-lo “apenas em situações extremas”. As obras para a construção da Wave House já começaram e devem ser concluídas em 2011.


*Via EcoDesenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário