A consultoria Novociclo enxerga nos resíduos que descartamos uma ótima oportunidade de negócio
por Leonardo MillenJá imaginou um mundo sem lixo, onde tudo que fosse descartado ganhasse nova função e fosse reaproveitado? A natureza e todos nós sairíamos ganhando. Essa é a proposta da empresa catarinense Novociclo, que presta consultoria em gestão de resíduos e sustentabilidade para condomínios, associações, empresas e prefeituras. Criada em 2008, ela também implementa programas de coleta seletiva e promove cursos focados no conceito de “lixo zero”, alcançado quando o descarte é eliminado do processo produtivo.
No ano passado, a Novociclo assumiu a administração do Espaço Recicle, um contêiner localizado em Florianópolis que coleta recicláveis. Os usuários levam o lixo e acumulam pontos, que podem ser trocados por artigos ecossustentáveis. A iniciativa é um sucesso e já atraiu cerca de seis mil pessoas. Por volta de 15 toneladas de resíduos são recolhidos mensalmente.
A proposta inovadora e os bons result ados despertaram a atenção do fundo Harpia Sustainable Ventures, que injetou R$ 1 milhão na empresa. O diretor Rodrigo Sabatini se mostra otimista com os rumos do negócio. “A gente recebe boa resposta da população, que tem demonstrado uma consciência ambiental bem desenvolvida”, diz ele.
O grosso da receita da Novociclo vem da consultoria ambiental, que custa a partir de R$ 3 mil e é proporcional ao tamanho do cliente — pode chegar a R$ 50 mil. Em 2010, o faturamento atingiu R$ 350 mil. A perspectiva para este ano é boa e a empresa estima faturar R$ 1,5 milhão com seu trabalho em prol da conservação do planeta.
No ano passado, a Novociclo assumiu a administração do Espaço Recicle, um contêiner localizado em Florianópolis que coleta recicláveis. Os usuários levam o lixo e acumulam pontos, que podem ser trocados por artigos ecossustentáveis. A iniciativa é um sucesso e já atraiu cerca de seis mil pessoas. Por volta de 15 toneladas de resíduos são recolhidos mensalmente.
A proposta inovadora e os bons result ados despertaram a atenção do fundo Harpia Sustainable Ventures, que injetou R$ 1 milhão na empresa. O diretor Rodrigo Sabatini se mostra otimista com os rumos do negócio. “A gente recebe boa resposta da população, que tem demonstrado uma consciência ambiental bem desenvolvida”, diz ele.
O grosso da receita da Novociclo vem da consultoria ambiental, que custa a partir de R$ 3 mil e é proporcional ao tamanho do cliente — pode chegar a R$ 50 mil. Em 2010, o faturamento atingiu R$ 350 mil. A perspectiva para este ano é boa e a empresa estima faturar R$ 1,5 milhão com seu trabalho em prol da conservação do planeta.
> BRINDES SUSTENTÁVEIS
Bolsas ecológicas, relógios e artigos diversos feitos de material reciclado são comprados de artesãos e fabricantes de produtos ecossustentáveis. Esses produtos são dados como brinde a quem leva seus resíduos ao Espaço Recicle.
> PARTICIPAÇÃO MASSIVA
Nos primeiros seis meses em que assumiu a administração do contêiner, a Novociclo contabilizou a participação de 6 mil pessoas, o que representa 50% da comunidade onde o Espaço Recicle está instalado.
> ACÚMULO DE PONTOS Os participantes recebem um cartão e ganham pontos conforme o volume de resíduo entregue. Um vidro vale 1 ponto; 200 gramas de jornal, 2 pontos; e 500 ml de óleo de cozinha usado, 20 pontos. Os pontos são trocados por brindes.
> TRIAGEM E SEPARAÇÃO
O material (latas, papelão, embalagens plásticas e garrafas de vid ro e PET) é separado e depois vendido a usinas de reciclagem.
> ENTREGA DO MATERIAL
As pessoas coletam, separam e limpam os resíduos em suas casas e levam até o Espaço Recicle, que funciona em um contêiner no Parque de Coqueiros, na parte continental de Florianópolis.
3 IDEIAS PARA UM PAÍS MAIS SUSTENTÁVEL
| 1 >>> BUSCA VERDE A cada 6 mil buscas no Greengle (www.greengle.com.br), uma árvore é plantada. A iniciativa é do grupo Greenvana, e-commerce de produtos ecológicos, cujo CEO é Marcos Wettreich, criador do iBest. Os resultados são os mesmos do Google. Para o grupo, a vantagem é que o Greengle amplia a visibilidade de suas outras marcas, a Eco Store e a Greenvana Style. |
| 2 >>> SOFTWARE DO BEM Com o SolidWorks Sustainability, da empresa francesa Dassault Systèmes, arquitetos podem fazer projetos mais sustentáveis. O software permite selecionar materiais que minimizam o impacto ambiental e encontrar fornecedores locais. |
| 3 >>> COMFORT FOOD Em 2008, Nina Lahaliyed lançou, em Campinas (SP), a Brou’né, especializada em cupcakes caseiros. Ela apostou na tendência do comfort food, conceito associado à comida que alivia o estresse. Seus planos são crescer como franquia e chegar a todo o país em seis anos. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário