sexta-feira, 28 de maio de 2010

Atividades culturais movimentam a Semana do Meio Ambiente

Com o tema “Resíduo e Cultura”, a Semana de Meio Ambiente de Minas Gerais pretende apresentar o grande potencial do uso de resíduos como matéria prima para produções artísticas, destacando-se as obras de arte. As atividades serão realizadas entre os dias 08 e 13 de junho, em diferentes espaços de Belo Horizonte, pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

A abertura acontecerá no dia 08/06, às 19h30, com o lançamento da exposição ‘Arte em Resíduos’, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). A mostra, composta por 30 painéis, é resultado de um trabalho do artista plástico Eymard Brandão sobre cores, texturas e outras propriedades de resíduos siderúrgicos. A exposição ficará aberta ao público de 09 de junho a 08 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no CMRR.

No dia 09/06, o repentista Bilora desafiará a platéia do restaurante da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves a refletir sobre as atitudes dos servidores em prol do meio ambiente. A intervenção, organizada pelo Programa Ambientação, acontecerá entre 12h e 14h, abordando temas como coleta seletiva, consumo consciente e uma necessária mudança de comportamento. “A idéia é abordar estes assuntos de forma lúdica levando o servidor a analisar e repensar se suas atitudes condizem com as boas práticas ambientais”, explica a coordenadora geral do Programa Ambientação, Mirian Dias Baggio.

Outro destaque será o lançamento do livro "Feam 20 anos – história e memória", que acontecerá no dia 11/06, às 10h, no Foyer do auditório Juscelino Kubistchek, na Cidade Administrativa. A publicação foi elaborada com base em documentos e depoimentos de personagens que vivenciaram diferentes momentos na Fundação e permite aos leitores acompanhar a atuação do órgão. “Celebrar e registrar os 20 anos da Feam é celebrar nossos esforços nesses anos todos, é parabenizar a nossa equipe, reconhecida por seu trabalho não apenas no Estado, mas também no cenário nacional”, destaca o presidente da Fundação, José Cláudio Junqueira.

O encerramento da Semana será no domingo (13/06) com a apresentação de um concerto ambiental pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, com a regência do maestro Marcelo Lehninger. O espetáculo acontecerá às 11h, na Barragem Santa Lúcia, com duração de uma hora. No evento, serão apresentadas as peças ‘Bolero’ de Ravel, ‘Quatro Estações: Outono’ de Vivaldi, ‘Valsa das Flores’ de Tchaikovsky, Trisch, Trasch Polka de Strauss, Oblivion de Piazzolla, ‘Batuque’ de Fernandez e ‘Polonaise Op. 40 No. 1’ de Chopin.

No mesmo dia serão inauguradas as obras do Parque Estadual do Sumidouro, como a Casa Fernão Dias, uma edificação do período bandeirista localizada no interior do parque que foi restaurada, a sede administrativa, o alojamento para pesquisadores e as trilhas. Com uma área de 2 mil hectares, a unidade de conservação está localizada nos municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo e é bastante conhecida pela presença de grutas como a da Lapinha, além da lagoa do Sumidouro, a mais importante da região. Destacam-se também o Poço Azul e a Lapa do Sumidouro, onde se localiza um importante painel de pinturas rupestres.

Confira aqui a programação completa da Semana do Meio Ambiente de Minas Gerais

Endereços

Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR

Rua Belém, 40, Esplanada, Belo Horizonte

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n. - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário