sábado, 15 de outubro de 2011

Desastres naturais podem fazer 200 milhões de desalojados até 2050

No Dia Internacional de Prevenção aos Desastres, última quarta-feira, 12 de outubro, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu mais esforços em todo o mundo para evitar a ocorrência de catástrofes naturais.
Segundo a agência ONU-Habitat, até 2050, 200 milhões de pessoas podem ficar desalojadas por causa dos desastres. A agência alertou que a maioria destes seria forçada a deixar suas casas devido ao aumento do nível dos oceanos, da frequência de inundações e secas.
Em mensagem a celebração, o secretário lembrou os vários casos de enchentes, terremotos e maremotos, além de graves secas que ocorreram em 2010. Além de afirmar que a “boa notícia” é que alguns países mostraram que é possível reduzir os riscos de enchentes e ciclones. Ki-moon citou investimentos em alertas de risco e outras medidas que estão dando certo.
Ainda há receios sobre o risco de novos acidentes nucleares desde o incidente na central atômica de Fukushima-Daichi, após o terremoto e o tsunami de 11 de março no Japão. Líderes mundiais, incluindo altos funcionários da ONU, têm discutido como melhorar a qualidade da segurança internacional para estas usinas.

Via EcoD // Foto: Gustavo Vara

Nenhum comentário:

Postar um comentário