quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cientistas ingleses dão primeiro passo para baterias mais baratas



O que encarece e dificulta a produção de baterias recarregáveis de lítio são os separadores, feitos com polímero poroso. Eles são responsáveis por fazer os íons do material transitarem entre dois elétrons e impedir curto-circuitos. Porém cientistas da Universidade de Leeds, na Inglaterra, criaram um novo gel polímero que poder usado no lugar do separador comum, o que baratearia o custo de produção dessas baterias.
Mais do que deixar mais barato, esse gel polímero possibilita que as baterias fiquem menores, sem perder a capacidade energética, já que o processo de montagem será diferente do atual.
Chefiados pelo Professor e pesquisador em Física, Ian Ward, os cientistas da Universidade estão procurando parceiros comerciais para colocar em testes maiores essa nova forma de fazer baterias recarregáveis que poderão ser usadas em aparelhos eletrônicos (como rádios, celulares, notebooks) e até nos carros elétricos.
Minha maior expectativa é a produção de pilhas/baterias recarregáveis por preço menor para popularizá-las de uma vez acabando com as de carga única.


Via Info | Imagem: Flickr/Dwayne Madden

Nenhum comentário:

Postar um comentário