terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Projeto de lei em Beirute transforma tetos em jardins


A cidade de Beirute, no Líbano, pode ser a primeira no mundo a ter a obrigadoriedade de plantar jardins nos tetos de seus prédios.
A capital, que é uma verdadeira selva de concreto, possui apenas 0,8 metro quadrado de espaço verde por pessoa, bem abaixo da recomendação da Organização Mundial de Saúde, de 12 metros quadrados por pessoa.
Um decreto municipal requisitando que cada construção tenha seu próprio jardim de telhado, algo com algumas árvores e plantas em um espaço físico, seria uma solução imediata e rápida para a questão ambiental da cidade.
Os tetos podem abrigar também plantas que crescem bem na região, como oliveiras, plantas de pimenta e outras que seriam úteis para a população. Os jardins poderiam servir de complemento às compras de alimentos dos moradores, e também ajudariam a limpar o ar da cidade e diminuir a temperatura da sua ilha de calor.
Arquitetos da região defendem que até os muros da cidade podem ser utilizados para crescimento de áreas verdes. As “paredes vivas” já são mais comuns em Londres, e podem ajudar até a combater a poluição da cidade.

Tomada ejeta plugue de dispositivos ao serem desligados


Para reduzir os gastos com consumo de energia os designers Seong Soyeon, Kim Seonmi, Lee Jeongjae, Park Jihye e Lee Yeontaek desenvolveram uma tomada batizada PumPing Tap. Projetada para aquelas pessoas que esquecem de retirar os eletro-eletrônicos da rede elétrica após uso.
Inicialmente, quando algum dispositivo é desligado sem que seja desplugado da tomada, um círculo vermelho é ligado em sinal de alerta para que aquela conexão elétrica seja desfeita. Caso não seja desconectada o PimPing Tap aciona a sua segunda ferramenta, que possui em seu centro um sistema com mola, capaz de ejetar o plugue da tomada.
Eu não vejo a necessidade da iluminação azul/vermelha e do atraso na ejeção (que devem exigir luzes/circuitos, consumindo alguma energia) – ao cortar o fornecimento o plug deveria ser expulso automaticamente!
A PumPing Tap foi premiada como vencedora do concurso de design Red Dot 2011, e não tem previsão de quando poderá ser encontrada nas lojas.